O CGPI

O Centro de Gestão de Processos de Informação - CGPI fica localizado na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), mais especificamente na Coordenadoria de Observatório de Políticas Sociais (COPS) e tem como principais atribuições a análise de processos da informação, elaboração de projetos de sistema e fluxos, apoio a coordenação por meio de dados e pela gestão dos sistemas, assim como o seu ciclo de vida descrito abaixo:

Levantamento de requisitos, análise e definição de regras de negócio, elaboração do projeto, acompanhamento do desenvolvimento, correções, capacitação de usuários inicial e reciclagem, implantação do sistema, suporte e melhoria contínua da ferramenta.

Atualmente a equipe do CGPI é composta por:

Bruno Stinchi de Souza (Coordenador da equipe)
Cesar Augusto Cardoso De Lucca
João Paulo Meningue Machado
Lucas Antonio dos Santos Alves 

Os sistemas, os quais o CGPI presta suporte, podem ser descritos abaixo:


SISAtendimento (SISA)

História: O SisRua foi um sistema desenvolvido em 2002 para realizar o registro e controle dos dados dos cidadãos em situação de rua como instrumento de monitoramento do atendimento prestado pela rede conveniada - centros de acolhida e serviços de abordagem. Em Outubro de 2013 foi revisto e sua nova versão passou a ser chamada de SISA, tendo em vista a ampliação de sua utilização para toda a rede socioassistencial conveniada, ou seja, para além da população em situação de rua. Nesse mesmo ano o SISA substituiu o SisRua em seu módulo Acolhimento. O sistema antigo continua atendendo em seu módulo Abordagem, porém em breve será inserido no SISA, deixando o sistema antigo apenas para consulta de históricos de longo prazo, caso haja a necessidade. Além disso, cabe indicar que serão incluídos no SISA os serviços de convivência para população de rua antes não contemplado.

Objetivos: Adoção de cadastramento e prontuário eletrônico unificado para todos os usuários da rede socioassistencial conveniada, permitindo a continuidade e qualificação do atendimento prestado. Possibilitando o registro em tempo real dos atendimentos e atividades desenvolvidas com os usuários e seus familiares/responsáveis legais.

Funções: Registro de vinculação, movimentação diária de usuários atendidos, Plano Individual de Atendimento, descrição das atividades socioeducativas e oficinas e participação nas mesmas, atividades de articulação no território e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Em relação ao sigilo prevê diferentes níveis de acesso ao sistema, aos relatórios dos registros e banco de dados.

Formulário de solicitações para o SISA – Módulo acolhimento:
http://formularioacolhida.blogspot.com.br

SISCR

Objetivos: Adoção de cadastramento e prontuário eletrônico unificado para todos os usuários da rede socioassistencial estatal, permitindo a continuidade e qualificação do serviço prestado desde o pré-atendimento até o atendimento especializado. Possibilitando o registro em tempo real dos atendimentos e atividades desenvolvidas com os usuários e seus familiares/responsáveis legais. Além da automatização de cadastro para benefícios de renda municipais (Renda Mínima) no ato do atendimento.

Funções: Opera o registro das atividades de cadastramento, pré-atendimento, atendimento individual ou coletivo, Plano Individual de Atendimento, descrição dos encaminhamentos e as atividades de acompanhamento de casos para todos os cidadãos que acessam os Centros de Referência.


Sistema de cadastro de organizações sociais - SISORG

Objetivos: Adoção cadastro das organizações para fins de certificação e mérito social. Acompanhamento e registro dos processos de conveniamento. Informações atualizadas dos serviços conveniados em relação à localização das unidades, capacidade de atendimento, nível de formação e cargo/função dos profissionais dos serviços conveniados.

Funções: Registro de dados das Organizações sociais (CNPJ, Data de fundação, corpo diretivo, unidades, serviços prestados, certificados, e informações complementares), aprovação desses dados, certificação, suspensão e emissão de certificados e relatórios. Deverá atender as especificações do processo de conveniamento, desde o lançamento dos editais, audiências públicas, até a assinatura do convênio, localização da unidade, elementos de despesa, quantidade de profissionais, suas formações e cargos/funções.

Formulário de solicitações para o SISORG: http://formulariosocial.blogspot.com.br

OUTROS LINKS:

Formulário de Reordenamento SAICA:


PERGUNTAS E REPOSTAS FREQUENTES SISA

1. Como faço uma solicitação ou tiro alguma dúvida que não se encontra neste FAQ?

Desde a implantação do SISA - Acolhimento (novo SisRua), todas as solicitações e dúvidas devem ser enviadas por meio do formulário:

Por gentileza preencher corretamente o formulário com todos os dados corretos, caso o e-mail seja preenchido incorretamente a resposta não chegará até vocês, utilizar o campo descrição do formulário para descrever detalhadamente o problema.

É importante sempre enviar um print screen da tela (botão ao lado do F12 no teclado) com o erro, pois isto agiliza o atendimento, caso não saiba como tirar um print screen, há um tutorial localizado na aba procedimentos, na página inicial do sistema.

2. Como Desbloquear o meu login?
Como forma de segurança o sistema bloqueia automaticamente a senha após três (3) tentativas erradas. Para gerar nova senha é preciso fazer a solicitação via formulário eletrônico http://formularioacolhida.blogspot.com.br.

Após solicitação, receberá a resposta da equipe de CGPI informando que sua senha foi reinicializada e que a senha inicial é “sisrua”. Com esta informação deverá seguir o tutorial de primeiro acesso disponível na área de procedimentos na tela inicial do sistema.

LEMBRE: anotar a senha após alterá-la. A SENHA É DE USO PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. 

Cada cargo/função possui um tipo de senha específica. É vedado, sob as penas da lei, divulgar, sob qualquer forma, os dados e informações constantes do sistema.
Qualquer pessoa (física ou jurídica) diversa daquela constante do cadastro no sistema somente poderá obter acesso aos dados e informações nele contidas por meio de solicitação formal, que deverá ser encaminhada ao gabinete da Secretaria para análise e manifestação quanto à liberação ou não dos dados

3. Como desbloquear a movimentação do meu serviço?

Os serviços conveniados da Prefeitura Municipal de São Paulo têm a obrigação de manter atualizados os sistemas, conforme Termo de Convênio. O que significa manter os dados preenchidos no SISAtendimento – Módulo Acolhimento, assim como realizar a movimentação diária no horário correto visando a plena distribuição das vagas disponíveis na rede socioassistencial.

A movimentação diária deve ser realizada pelos serviços das 07h01min até as 21 horas para usuários regulares (vinculados ao serviço) e das 07h01min até as 7 horas da manhã do dia seguinte para usuários pernoite, os serviços que não realizam a movimentação até o horário limite são bloqueados automaticamente no sistema, sendo necessário solicitar desbloqueio junto ao administrador do sistema (CGPI) via formulário eletrônico: http://formularioacolhida.blogspot.com.br.

Após solicitação, receberá a resposta da equipe de CGPI informando que sua movimentação foi desbloqueada. Com esta informação deverá realizar a movimentação retroativa realizando o fechamento do(s) dia(s) atrasado(s) até chegar ao dia atual em que a movimentação deverá ser realizada até o horário regular.

LEMBRE: o motivo da não realização da movimentação deve ser justificado corretamente e de conhecimento da supervisão técnica do serviço. Sendo assim, ao preencher o formulário é fundamental a justificativa, caso não tenha sido elaborada dentro do formulário o desbloqueio da movimentação não será realizado até o recebimento da justificativa.

4. Como criar login para acessar o sistema?

Para criar login de acesso ao sistema deve ser enviado via formulário eletrônico (http://formularioacolhida.blogspot.com.br) uma solicitação do mesmo, preenchendo todos os dados corretamente, prestar especial atenção ao nome, nome do serviço, CPF, e-mail e função. Caso os dados estejam incorretos a solicitação será respondida com o pedido de correção dos dados e o acesso não terá sido criado.

5. Como realizar consultas do cidadão corretamente (sem gerar duplicidade)?

Ao cadastrar novos cidadãos, os cuidados iniciais devem ser com:
Palavras homófonas (se falam do mesmo jeito, mas se escrevem de forma diferente) e grafia;
Nomes incompletos;

Datas de nascimento e outros dados de registro:
Na tela de consulta, é possível pesquisar a partir de um ou mais campos. Podemos pesquisar um cidadão com seu nome e RG simultaneamente, por exemplo, entretanto, nem todo cidadão registrado possui algum documento cadastrado. Logo, essa combinação não apresentará resultados, mas isso não significa que se trata de um novo usuário. Pesquise novamente, se for o caso, buscando novas combinações.

Antes de iniciar o procedimento de cadastro, sempre pergunte ao cidadão se ele já passou por algum serviço/ atendimento de assistência social, tente diversas variações do nome e combinações de dados do cidadão, para se certificar que ele ainda não possui cadastro e quando você não encontrar um cidadão no sistema, verifique se seu nome ou o nome da sua mãe não foi escrito com alguma variação, Ex: Luiz e Luis.

É extremamente importante que todos leiam o tutorial de como realizar uma busca corretamente, este tutorial é disponibilizado na página de procedimentos do SISA, junto com todos os outros tutoriais do sistema.

É de suma importância que todos realizem a busca corretamente e se esforcem para evitar a duplicidade no banco de dados do sistema.

Qualquer dúvida que tiverem favor entrar em contato conosco pelo formulário: www.formularioacolhida.blogspot.com.br

6. Porque a minha movimentação não passa para a próxima data?

Caso você esteja realizando movimentação retroativa, os dias devem ser passados manualmente até chegar na data atual em que o fechamento é realizado automaticamente pelo horário limite.

A movimentação retroativa deve ser realizada selecionando todos os presentes, apertando o botão salvar e em seguida entrando na aba fechamento e realizando o fechamento.

Somente com o fechamento manual do dia retroativo é que será possível mudar para o dia seguinte.
Lembre: isto vale para movimentação retroativa apenas

7. Alguma função do sistema não está respondendo ou gerando o resultado esperado. O que fazer?

O sistema funciona plenamente apenas no navegador Internet Explorer, caso o erro persista neste navegador favor enviar um print screen junto com a solicitação para o formulário eletrônico (http://formularioacolhida.blogspot.com.br) para podermos analisar o mesmo.

Caso não saiba como tirar um print screen, há um tutorial localizado na aba procedimentos, na página inicial do sistema.